É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Do carboidrato à glicose. Quando você se alimenta, o seu estômago se contrai de forma ritmada. Ele funciona como um triturador de alimentos movido pelo ácido gástrico e a pepsina. Como o corpo humano é sábio, as paredes estomacais e o duodeno possuem uma proteção natural —o muco— que as mantêm intactas. Qualquer alteração nesse revestimento abre espaço para lesões. A úlcera péptica é uma delas: se ela aparece no estômago, é chamada de úlcera gástrica. Essa enfermidade, caracterizada por uma ferida circular ou oval na mucosa do estômago (ou do duodeno) é sempre benigna, acomete indivíduos de todas as idades, inclusive crianças.
Com o avançar da idade ou o uso crônico de determinados medicamentos, ela se torna mais frequente. Estima-se que 5% a 10% das pessoas que procuram ajuda médica apresentem o problema, mas podem ser mais, já que parte deles não apresenta sintomas. Os especialistas garantem que, independentemente da causa, o tratamento precoce da úlcera péptica garante resultados positivos, e ainda evita complicações. A estratégia terapêutica inclui o uso de medicamentos, além de orientações como deixar de fumar, reduzir o consumo de carboidratos e o uso de determinados medicamentos capazes de desencadear ou piorar o quadro.
Agora vamos imaginar que você irá dar uma palestra em uma escola voltada para a educação de jovens e adultos. Nesta escola, você conhece a dona Maria, uma idosa de 68 anos, de descendência italiana, que se queixa de irritações no estomago, azia, queimação e dores recorrentes. Após ser atendida na UBS, a equipe observa que dona Maria consome quantidades diárias excessivas de carboidratos.
A mucosa gástrica senil passa a apresentar predominância das células não parietais, modificação que proporciona diminuição na acidez gástrica. Com isso, cerca de 25% dos idosos desenvolvem acloridria e têm prejuízo na absorção de nutrientes essenciais, tais como a vitamina B12, o ácido fólico, o ácido ascórbico e o ferro.
MAPA – BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA – 51/2024
É o que você procurava?
Fale conosco para obter o trabalho completo, clique no botão ao lado
Trabalhos Relacionados:

MAPA – FAR – FARMACOLOGIA APLICADA – 51_2025
Conforme as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), a hipertensão arterial (HA) uma doença crônica […]

MAPA – BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA – 51_2025
Nesta atividade MAPA, convidamos você a explorar a importância da biossegurança nas Unidades Básicas de […]

MAPA – BIO – HEMATOLOGIA CLÍNICA – 51_2025
As leucemias são tipos de câncer que afetam os glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa […]
Deixe um comentário